As redes de telecomunicações são as estruturas que permitem transmissões eletrônicas de sinais contendo informações, proporcionando uma ligação eficaz entre as tecnologias de informação, no contexto dos Sistemas de Informação.
O termo Sistema de Informação (SI) geralmente é usado para se referir às aplicações das tecnologias de informação e de telecomunicações que facilitam o intercâmbio de informações e a automatização de processos buscando atingir resultados.
Os sistemas de telecomunicações adquiriram nos últimos anos uma posição de particular relevância entre os Sistemas de Informação. Através das modernas redes de telecomunicações a informação democratizou-se, tornando-se acessível a faixas cada vez maiores da população e, a generalização do seu uso, constitui hoje um indicador do progresso de muitos países.
O desenvolvimento de uma rede de telecomunicações moderna requer um amplo investimento de capital e uma gestão competente de recursos. Por sua vez, as tecnologias da informação e a série interminável de inovações tecnológicas pela qual passa a sociedade em que vivemos estimulam a demanda por novos sistemas de telecomunicações ao tornar novos serviços acessíveis para um grupo maior de usuários.
Se por um lado tanto tecnologias da informação quanto de telecomunicações passam a ter cada vez mais valor e utilidade, por outro, este rápido progresso reduz o custo de conectividade entre as redes em âmbito mundial, permitindo uma redução substancial dos custos operacionais e maiores receitas para o negócio das organizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário