- Um conceito abstrato que indica que você está consolidando dados de diversas fontes e aplicações de uma organização em um único "local" facilitando suas consultas e eventualmente manipulação.
- Normalmente isto é feito através de um banco de dados e depois de alimentado com dados de fontes externas a ele e estes se tornam independentes das fontes.
- O mais comum é usar ferramentas de OLAP para trabalhar com estes dados, em oposição ao OLTP que é usado em bancos de dados ditos operacionais da organização. Em geral em DW os dados são usados de forma mais analítica, para ajuda em tomada de decisão.
- No mundo ideal eles não deveriam ser necessários e todas as fontes deveriam fazer parte do banco de dados principal e seu acesso deveria ser fácil para usá-los como for melhor. Na prática isto raramente é possível em grandes organizações.
- É importante ressaltar que as fontes de dados não são necessariamente outros bancos de dados, embora eles sejam a principal fonte de dados para DW.
VANTAGENS PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- Integra fontes de dados diversificadas em um só local.
- Os dados são limpos de coisas que só interessam ao mecanismo de operação do banco de dados e da aplicação que o gerencia.
- Ele é um grande indexador de dados.
- É fácil acessar todos dados de formas bem diferentes e complexas de forma simples, integrada e rápida agilizando a tomada de decisão.
- Costuma ser fácil acessar dados históricos.
- Os dados são padronizados e canonicalizados.
- O compartilhamento dos dados é facilitado, principalmente através de data marts. Cada um acessa como melhor lhe convém.
- O controle de acesso e permissões aos dados é facilitado.
- Em tese reduz a necessidade de intervenção do pessoal de TI nas esferas gerenciais.
- Pode fornecer informações relevantes e difíceis de obter, ajudando prever o que acontecerá.
- Ajuda achar defeitos na organização geral dos dados da organização e ajuda manter consistência já que os dados precisam vir em melhor forma e ser mais compatível com os demais.
- Não afeta os sistemas operacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário