É um sistema conjunto de elementos Interconectados, de modo a formar um todo organizado. O que tecnicamente chamamos de plataforma de e-commerce nada mais é que o sistema que cria o FrontEnd, a parte da loja virtual que é visível para o usuário da Internet e o BackEnd, área administrativa de uma loja virtual. A plataforma de e-commerce é o verdadeiro coração de um sistema de comércio eletrônico.
Tecnologias de E-Commerce
A tecnologia é um dos traços predominantes do comércio eletrônico, pois oferece inúmeras possibilidades de inovações nos negócios. Ao mesmo tempo, muitas lojas virtuais se tornam iguais, sem uma tecnologia estratégica que permite ter vantagens competitivas e diferenciações para fidelização. Ações como uma pesquisa, a chegada ao carrinho de compra, a segurança nas transações, a integração com sistemas internos e outras atividades já são questões tecnológicas primordiais para a funcionalidade do e-commerce – o que realmente começa a fazer diferença são as inovações. No e-commerce brasileiro já começam a existir em alguns players boas práticas em tecnologia estratégica.
Processos básicos do E-Commerce
Processos requeridos para uma administração e operação bem sucedidas das atividades de e-commerce. As nove categorias essenciais de processos de e-commerce requeridas para a operação ou gerenciamento bem-sucedido das atividades de e-commerce consistem em:
• Controle de acesso e segurança
• Perfilamento e personalização
• Gerenciamento de busca
• Gerenciamento de conteúdo
• Administração de projeto
• Pagamento
• Gerenciamento do fluxo de trabalho
• Notificação
• Colaboração e comércio
Controle de acesso
Os processos de e-commerce devem estabelecer confiança mútua e acesso seguro entre as partes numa transação de e-commerce, por meio da autenticação dos usuários, autorização de acesso e reforço das características de segurança.
Criando Perfis e Personalizando
Os processos de criação de perfis recolhem dados sobre um indivíduo, seu comportamento e suas escolhas no website e criam perfis eletrônicos de suas características e preferências. Os perfis de usuários são desenvolvidos utilizando ferramentas de criação de perfis como o registro do usuário, os arquivos de cookies, os softwares de acompanhamento do comportamento no website, e o feedback do usuário.
Gerenciamento de Busca
Processos de busca eficientes e eficazes propicia uma capacidade superior de e-commerce ao website que auxilia os clientes a encontrarem o produto ou serviço específico que desejam examinar ou comprar.
Gerenciamento de Conteúdo e Catálogo
O software de gerenciamento de conteúdo auxilia as empresas de e-commerce a desenvolver, criar, entregar, atualizar e arquivar dados de texto e informações de multimídia em websites de e-commerce. Comumente o conteúdo de e-commerce assume a forma de catálogos multimídia de informação do produto. Criar e controlar o conteúdo de catálogo é um importante subconjunto de gerenciamento de conteúdo. O gerenciamento de catálogo e conteúdo pode ser ampliado para incluir processos de configuração de produto que apóiam o auto-serviço de clientes on-line e a personalização em massa dos produtos de uma empresa. O software de configuração auxiliar os clientes na web ao selecionar o melhor conjunto possível de características do produto que podem fazer parte de um produto acabado
Sistemas de Fluxo de Trabalho (WorkFlow)
Os sistemas de fluxo de trabalho de e-business ajudam os funcionários a colaborar em eletronicamente para realizar tarefas estruturadas de trabalho, existentes nos processos de negócios que dependem de conhecimentos. O controle do fluxo de trabalho em e-business e em e-commerce depende de uma rotina de software de fluxo de trabalho que contém modelos de software dos processos de negócios a serem realizados. O modelo de fluxo de trabalho representa os conjuntos predefinidos de regras de negócios, os papéis dos acionistas, os requisitos de autorização, as alternativas de rumos, os bancos de dados utilizados e a seqüência de tarefas necessárias para cada processo de e-commerce.
Processos de Notificação de Eventos
A maioria das aplicações de e-commerce é formada por sistemas dirigidos ao evento que respondem a uma grande variedade de eventos. Os processos de notificação de evento desempenham um importante papel nos sistemas de ecommerce, uma vez que clientes, fornecedores, funcionários e outros parceiros de negócios da empresa devem ser notificados sobre todos os eventos que possam afetar sua situação numa transação.
Colaboração e comércio
Essa categoria dos processos de e-commerce abrange aqueles que apóiam os arranjos de colaboração e os serviços de comércio de que os clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios da empresa precisa para efetuar transações de e-commerce.
Processos de Pagamento Eletrônico
O pagamento pelos produtos e serviços comprados é uma etapa óbvia e vital no processo de transações de comércio eletrônico. Preocupações com pagamentos eletrônicos e segurança incluem:
• A natureza eletrônica quase anônima das transações que ocorrem entre os sistemas de computadores em rede de compradores e vendedores e as questões de segurança envolvidas.
• O processo de pagamento no comércio eletrônico é complexo devido à ampla variedade de alternativas de débito e crédito e instituições financeiras e intermediários que podem participar do processo.
• Um grande número de sistemas eletrônicos de pagamento surgiram. Novos sistemas de pagamento estão sendo desenvolvidos e testados para atender aos desafios técnicos e de segurança do e-commerce na Internet
Processos de Pagamento na Web
A maioria dos sistemas de e-commerce na web, envolvendo empresas e consumidores (B2C), depende de processos de pagamento com cartões de crédito. Mas muitos sistemas de ecommerce B2B dependem de processos de pagamento mais complexos, baseados no uso de pedidos de compra. Ambos os tipos geralmente utilizam um processo de carrinho eletrônico de compras que possibilita aos clientes a seleção de produtos do mostruário do catálogo de um website e sua colocação temporária numa cesta de compras virtual para verificação ulterior e processamento.
E-Commerce do tipo Empresa-a-Consumidor (B2C)
O comércio eletrônico na Internet entre empresas e consumidores está acelerando a influência da tecnologia de informações sobre o comportamento do consumidor, processos de negócios e mercados
O e-commerce B2C transformou-se da mera oferta de informações multimídia da companhia (brochureware), à oferta de serviços de ecommerce em sites de lojas na web com catálogos eletrônicos e vendas online.
• Capacidades de marketing interativo têm sido adicionados para dar suporte a uma experiência personalizada de e-commerce, e uma loja inteiramente integrada à web dá suporte completo às muitas experiências de compras de clientes.
• O e-commerce B2C está se transformando num modelo de auto-serviço no qual os clientes configurar e personalizar os produtos e serviços que desejam comprar.
• O e-commerce B2B começou com o apoio de website de auto-serviço do cliente de negócios e está se transformando em sistemas de abastecimento por extranets e intranets.
• Os participantes do e-commerce B2B foram os primeiros usuários de extranets a conectar-se com parceiros de comércio e, agora, em grande maioria se encaminhada ao uso de portais de e-commerce que oferecem mercados de leilões e de trocas para clientes de negócios de um ou de diversos setores.
E-Commerce do tipo Empresa-a-Consumidor (B2B)
O e-commerce do tipo B2B é o lado atacadista e de suprimentos do processo comercial, no qual as empresas compra, vendem, ou comercializam com outras empresas. O e-commerce do tipo B2B depende de muitas tecnologias de informação, a maioria das quais implementadas em websites de e- commerce na Internet, intranets e extranets corporativas. Podem ser exemplos de aplicações de tipo B2B:
• Sistemas de catálogo eletrônico • Sistemas de trocas eletrônicas como portais de leilão e intercâmbio
• Intercâmbio eletrônico de dados
• Transferências eletrônicas de fundos
Muitas empresas estão integrando seus sistemas de e-commerce a seus sistemas de e-business para gerenciamento da cadeia de suprimentos, de gerenciamento do relacionamento com o cliente, e de processamento de transações online, e ainda a seus sistemas tradicionais, ou legados, de contabilidade informatizada e de informação corporativa. Isso garante que todas as atividades de comércio eletrônico sejam integradas com os processos de e-business e tenham o suporte de bancos de dados com estoques atualizados da empresa e de outros, por sua vez, automaticamente atualizados pelas atividades de vendas na web.
E-commerce de consumidor-a-consumidor (C2C)
Os sucessos de leilões online como os da e-Bay, permitem que os consumidores (e as empresas) compra e venda em forma de leilão, num website de leilões. Os leilões online para empresas ou consumidores constituem uma importante alternativa de e-commerce de tipo empresa-a-consumidor ou de empresa-a-empresa. A propaganda pessoal eletrônica de produtos ou serviços para a compra ou venda por consumidores em sites de jornais eletrônicos, portais de e-commerce de consumidores, ou websites pessoal também é uma forma importante de e-commerce de consumidor-a-consumidor
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